Neste blog pretende-se evendiciar vários aspectos relacionados com a "Alimentação Infantil", uma vez que esta abrange todas as crianças da sociedade, merecendo um especial destaque. A autora decidiu abordar este tema, pois acha importante que os pais/educadores devem investir numa alimentação saudável para que os seus filhos/educandos, á posteriori, tenham uma vida saudável. "Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos", refere Pitágoras
domingo, 27 de junho de 2010
A importância da família e do Jardim de Infância na Alimentação Infantil
“O papel da família na alimentação e na educação alimentar das crianças e jovens é inquestionável, mas a escola e, em especial, o jardim-de-infância, assumem aí uma particular importância".
(Direcção-Geral de Saúde)
Refeições nos infantários
• Segundo a concepção dos locais, os pratos são transportados em carrinhos ou bandejas ou mesmo ascensores. As crianças são instaladas ao redor de pequenas mesas em grupos de seis a oito, com uma auxiliar para as ajudar.
• Em função da sua destreza, as crianças servem-se a partir de um prato comum ou são servidos pela auxiliar.
• É igualmente frequente que uma “zona de distribuição” seja instalada, trata-se de um self-service em que a escolha é limitada. Quase sempre, existem, como entradas, queijos e frutas. Os pratos não são preparados individualmente. A criança serve-se a partir de uma travessa comum, para uma bandeja com cavidades para as diversas comidas.
• Frequentemente, sobre as mesas estão garrafas ou canecas plásticas com água, que é servida pelas auxiliares às crianças.
• Os mais pequenos comem com colheres, e os mais crescidos com garfos pequenos.
• É preciso ter em conta, que a creche e o infantário são um local onde o desenvolvimento de cada criança é privilegiado. Preserva-se a sua individualidade, o seu ritmo, preparando-a, simultaneamente, para a vida em grupo.
• Num grupo de vinte crianças é necessária a presença, em média, de quatro adultos, em particular na hora de almoço
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário